Demonstrar ao mundo como a cadeia produtiva do café e o governo federal vêm lidando e superando os desafios apresentados pela pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, na safra 2020. Esse foi o objetivo do "Brazilian Coffees Webinar", evento realizado na segunda-feira, 13 de julho, voltado ao público internacional, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A atividade contou com o suporte dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).
Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o webinário, que teve apoio-organizacional de Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Conselho Nacional do Café (CNC), apresentou como a cadeia produtiva e o governo enfrentam os obstáculos que surgiram em função da pandemia.
“Mostramos ao público e aos nossos clientes e parceiros internacionais que foi feita a adoção de todos os protocolos de segurança por parte dos agentes e transmitimos a realidade de que o Brasil está preparado para honrar os compromissos com o consumo interno e as exportações, pois a cafeicultura nacional cumpre seu papel de preservar a vida de seus profissionais e produzirá cafés extremamente sustentáveis e com qualidade incrível", comenta.
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do evento e destacou que, para manter sua representatividade, o setor reforça a atenção aos aspectos da sustentabilidade na produção. “Manifestações recentes por parte de varejistas do Reino Unido e Alemanha já trazem preocupação aos produtores brasileiros. Precisamos, portanto, estar cientes e preparados para essas crescentes exigências do mercado mundial”, argumenta.
O "Brazilian Coffees Webinar" foi conduzido por Vanusia e contou com apresentação da ministra Tereza Cristina sobre "Brasil: agronegócio e sustentabilidade". O fundador e conselheiro da BSCA, Marcelo Vieira, expôs o cenário geral do setor e passou informações a respeito do consumo interno e da preparação feita pelos cafeicultores para a realização da colheita.
Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, abordou o cenário do café solúvel brasileiro em meio aos reflexos da Covid-19 e o desempenho do segmento no consumo interno e exportações. Encerrando as apresentações, o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, trouxe o cenário vinculado a logística e exportações nacionais do produto.
Os interessados podem assistir ao vídeo do "Brazilian Coffees Webinar" no canal da BSCA no YouTube.
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O “Brazilian Coffees Webinar” foi ação integrante do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela BSCA e pela Apex-Brasil com foco na promoção comercial dos cafés especiais brasileiros no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos produtos nacionais em todo o mundo e posicionar o Brasil como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas no país.
O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através do telefone (35) 3212-4705 ou do e-mail exec@bsca.com.br.
Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Imprensa
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br
©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br