Conheça os cafés especiais finalistas do Cup of Excellence - Brazil 2020

Fase Nacional definiu os 35 melhores cafés da safra atual, que tiveram nota média de 90,12 pontos, para serem enviados aos juízes internacionais


Fase Nacional definiu os 35 melhores cafés da safra atual, que tiveram nota média de 90,12 pontos, para serem enviados aos juízes internacionais

O Cup of Excellence - Brazil 2020 já conhece seus 35 finalistas, que se classificaram para a etapa final do concurso e serão avaliados pelos juízes internacionais para a definição dos melhores cafés especiais do Brasil na safra atual. A região com o maior número de amostras aprovadas foi a Denominação de Origem Mantiqueira de Minas, com 12 lotes. Na sequência, vêm Matas de Minas, com seis; Sul de Minas, com cinco; Denominação de Origem do Cerrado Mineiro e Chapada Diamantina (BA), cada uma com quatro cafés; Montanhas do Espírito Santo, com três; e região da Alta Mogiana em Minas Gerais, com uma amostra (clique e confira o resultado).

Este ano, a competição, que é realizada pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), recebeu 655 amostras de café da safra 2020. Desse total, 628 foram avaliadas com nota superior a 86 pontos na escala de zero a 100 do concurso.

Na Fase Nacional, os 35 lotes que se classificaram para a etapa internacional mantiveram o alto nível, sendo aprovados com pontuação média de 90,12 pontos. Esses cafés serão avaliados, entre 26 de outubro e 6 de novembro, por especialistas de Japão, Austrália, Noruega, Estados Unidos, China, Inglaterra, Coreia do Sul, além do próprio Brasil, que farão a análise final e definirão os 25 vencedores do concurso. A divulgação dos campeões ocorrerá no dia 10 do próximo mês.

De acordo com a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o alto padrão de qualidade dos cafés inscritos no Cup of Excellence – Brazil 2020 evidencia a excepcional qualidade da safra atual e reflete o trabalho educacional e de capacitação que a entidade realiza com os produtores nacionais.

As 25 amostras que forem eleitas vencedoras da competição ganham o direito de participar de um disputado leilão internacional, via internet. Os preços alcançados nesses pregões vão muito além do mercado convencional, como o campeão do certame brasileiro em 2018, que obteve o maior valor pago por uma saca (60 kg) de café no país: R$ 73 mil. Já os cafés que obtiverem nota entre 86 pontos até o 25º ganhador, serão considerados “Vencedores Nacionais” da competição e também estarão à disposição para aquisição em uma plataforma de venda on-line.

CUP OF EXCELLENCE
O principal concurso para cafés especiais do mundo integra as ações do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido em parceria por BSCA e Apex-Brasil com foco na promoção comercial do produto brasileiro no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos nacionais em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.

O projeto visa, ainda, a expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte do projeto podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 3212-4705 / 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail exec@bsca.com.br.

Mais informações para a imprensa
BSCA – Assessoria de Imprensa
Paulo André C. Kawasaki
(61) 98114-6632 / ascom@bsca.com.br


Publicado: 7 Oct 2020 19:13 -0300
Atualizado: 6 Jul 2024 18:18 -0300



©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br