O ano de 2023 é mais um que entra para a história de Boram Um, profissional da empresa Um Coffee Co., de São Paulo (SP). Superando mais de uma dezena de competidores, ele conquistou seu terceiro título do Campeonato Brasileiro de Baristas, igualando seus feitos de 2020 e 2022. Com a vitória, ele representará o Brasil na competição mundial da categoria, que ocorrerá em Atenas, Grécia, entre 22 e 24 de junho, dentro da programação da feira World of Coffee 2023.
Realizado de 10 a 12 de março, em São Paulo (SP), pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), como ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, o Campeonato Brasileiro de Barista pôs à prova o conhecimento desses profissionais no preparo de cafés espressos, bebidas com leite vaporizado e originais de assinatura.
A análise levou em consideração critérios como sabor, qualidade e persistência da crema (espresso), harmonia entre café e leite, criatividade (bebida de assinatura) e manipulação profissional dos ingredientes, do moinho e da máquina de espresso, critérios em que Boram se sobressaiu na competição. O segundo lugar ficou com Léo Moço, do Paraná, e o pódio foi completado por Hugo Silva, de São Paulo.
Conforme Boram, além da preparação individual que cada profissional faz, a BSCA e a ApexBrasil possuem um papel fundamental na capacitação dos baristas com a realização das competições nacionais. "Campeonatos são um trabalho de longo prazo e, sem BSCA e ApexBrasil, seria impossível termos essa consistência de preparo e treinos, o que nos permite atingir melhores patamares a cada etapa", comenta.
O diretor executivo da BSCA, Vinicius Estrela, menciona que os certames são também importantes por celebrar o encontro do café especial brasileiro com os baristas. "Ao longo dos anos, o Brasil vem crescendo em qualidade e permitindo melhor repertório para que esse profissional possa oferecer mais opções ao consumidor final, em uma xícara de excelência. O nível técnico do campeonato foi incrível e a diferença de pontos foi muito pequena para a definição do campeão", relata.
Ele recorda que os baristas treinam muito para fazer uma apresentação que reflita as características do grão na xícara, ressaltando as notas sensoriais da bebida preparada. "Os campeonatos ganham em relevância nesse contexto, pois incentivam e fomentam a capacitação constantes, proporcionando uma experiência incrível ao consumidor final", analisa.
O diretor da BSCA comenta que o mercado de cafés especiais no Brasil vem crescendo a um ritmo muito acelerado e a otimização dos serviços dos baristas, além de enaltecer a qualidade e a diversidade da produção nacional, também garante ao consumidor um maior repertório de bebidas.
"Alguns cafés apresentados no campeonato deste ano trouxeram notas sensoriais incríveis, surpreendendo-nos e nos dando a sensação de mais novidades no cenário dos cafés especiais brasileiros. Isso é fantástico, pois nos indica que o trabalho vem sendo muito bem realizado, desde a produção no campo, até a entrega ao consumidor na xícara", conclui Estrela.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE BARISTA
A competição é sancionada pela World Coffee Events (WCE), entidade internacional organizadora do World Barista Championship (WBC) e detentora dos direitos da competição em todo o mundo. Como National Body no Brasil, a BSCA é a responsável, no país, pela realização das etapas qualificatórias das competições mundiais, que conduzem os campeões nacionais para a fase final dos certames globais nas suas sete modalidades: (i) Barista; (ii) Latte Art; (iii) Brewers (preparo de café); (iv) Coffee in Good Spirits (café associado a bebidas alcoólicas); (v) Cup Tasters (degustadores de café); (vi) Roasters (torrefação); e (vii) Cezve Ibrik (café turco).
BRAZIL. THE COFFEE NATION
O Campeonato Brasileiro de Barista é mais uma ação do projeto setorial "Brazil. The Coffee Nation", desenvolvido pela BSCA e pela ApexBrasil com foco na promoção comercial do produto nacional no mercado externo. O objetivo é reforçar a imagem dos grãos brasileiros em todo o mundo e posicionar o país como fornecedor de alta qualidade, com utilização de tecnologia de ponta decorrente de pesquisas realizadas.
O projeto atual tem como mercados-alvo: i) África do Sul, Austrália, China, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Japão, Malásia, Polônia, Rússia e Taiwan para os cafés crus especiais; e ii) Canadá, Chile, China e Estados Unidos para os produtos da indústria de torrefação e moagem.
A iniciativa visa, ainda, expor os processos exclusivos de certificação e rastreabilidade adotados na produção nacional de cafés especiais, evidenciando sua responsabilidade socioambiental e incorporando vantagem competitiva aos produtos brasileiros. As empresas que ainda não fazem parte podem obter mais informações diretamente com a BSCA, através dos telefones (35) 99824-9845 / 99879-8943 ou do e-mail info@bsca.com.br.
©2024 BSCA | Termos de Uso | Política de Privacidade e Cookies | (35) 3212-4705 | info@bsca.com.br